Pesquisar este blog

Tarte de Atum e Ovos Cozidos

Receitas Culinarias: Tarte de Atum e Ovos Cozidos para fazer em casa. Ideia de Tarte de Atum e Ovos Cozidos para cozinhar.

Veja esse Tarte de Atum e Ovos Cozidos


Esta nova logística familiar de todos os dias fazer almoço e jantar para 5 pessoas, tem-me trazido num regresso às origens. A mim não me aborrece cozinhar. Eu gosto. Sinto, claro, que parece que não faço outra coisa e que ando sempre neste faz comida, suja louça, lava louça, arruma louça, faz comida novamente. As minhas únicas saídas de casa são para comprar comida - e mesmo assim muita coisa vem cá ter com produtores/empresas que entregam em casa e das quais já era consumidora habitual.
Nesta coisa de cozinhar todos os dias para todos, todas as refeições, têm-me feito redescobrir cadernos e livros antigos, repetir receitas que não fazia há muitos anos. Não gostamos de comer sempre as mesmas coisas, e dá-me prazer ir tentando variar ao máximo o que comemos.
Também há a questão do desperdício alimentar, de aproveitar tudo o que temos em casa, e o de fazer muito com pouco. De equilibrar orçamentos.
Lembrei-me desta receita do chefe Silva de uma das primeiras teleculinárias e que conheci pela mão da minha sogra, que durante muitos anos a fazia com muita regularidade, tanta, que os meus cunhados e marido se fartaram e deixou de entrar no cardápio… 
Voltei atrás no tempo. E voltei a fazer esta tarte. Até os miúdos gostaram e alinharam neste almoço.

Ingredientes:
(receita original do chefe Silva nas Teleculinárias antigas)

Massa
200g de farinha
100g de manteiga
1 ovo
sal q.b.

Recheio:
50g de manteiga
40g de farinha
500ml de leite
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
3 ovos cozidos
1 lata de atum em azeite
4 colheres de sopa de maionese
cebolinho ou salsa picada para polvilhar

Preparação:

Comece por preparar a massa. No robot de cozinha (ou numa taça), coloque a farinha a manteiga à temperatura ambiente, o ovo  o sal. Amasse bem até obter uma massa lisa e leve depois ao frigorífico embrulhado em película aderente durante cerca de 30 minutos. Depois retire, estenda com o rolo e forre uma tarteira com a massa picando depois com um garfo. 
Entretanto prepare o recheio. Leve um tacho ao lume com a manteiga e deixe derreter, Junte a farinha e mexa até formar uma bola. Vá depois juntando o leite quente em fio, mexendo sempre, de modo a ficar com um molho cremoso - não pare de mexer.
Retire depois do lume, tempere com sal pimenta e a noz moscada e junte a maionese incorporando bem. Reserve,
No fundo da tarteira coloque agora os ovos cozidos e cortados às rodelas, e a rum previamente escorrido. Verta depois o molho com a maionese, cobrindo bem.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, até a tarte estar cozinhada e recheio dourado.
Retire. Sirva morna ou fria polvilhada com o cebolinho picado e acompanhe com uma salada verde.


Bom Apetite!

Gostou da Tarte de Atum e Ovos Cozidos? Compartilhe com seus amigos esta Tarte de Atum e Ovos Cozidos para que eles possam fazer tambem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário